top of page

Mineração Olivina Azul investe em pesquisa científica de alta qualidade em BANANICULTURA

  • Agronotícias
  • 6 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

A Mineração Olivina Azul investe em pesquisa científica de alta qualidade e, aliada a instituições de renome do Brasil, busca incessantemente a validação de seus produtos para variadas situações e especificidades.


ree

Em pesquisa recém conduzida em bananicultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob coordenação do Prof. Luiz Arnaldo Fernandes, no Norte do Estado de Minas Gerais, município de Montes Claros-MG, região de solos originados de rochas calcárias e bananais extremamente adubados, especialmente com fertilizantes potássicos, o comportamento dos tratamentos com OPTEIN Dunito e OPTEIN Silicato de Magnésio chamam atenção quando comparados com a testemunha (sem aplicação de fontes de magnésio) e com outra fonte de magnésio, o Sulfato de Magnésio.


ree

O gráfico ilustra uma informação relevante do ensaio:

Aos seis meses após a aplicação, considerando o aporte de magnésio para o solo, percebe-se que nas dosagens de 1000 g/família, tanto o OPTEIN Silicato de Magnésio quanto o OPTEIN Dunito foram superiores à testemunha (sem nenhuma aplicação de magnésio) em 181,25% e 133,33%, respectivamente. Em relação à fonte de magnésio padrão (Sulfato de Magnésio) com aplicação de 600 g/família, o tratamento com 1000 g/família de OPTEIN Silicato de Magnésio e OPTEIN Dunito foram superiores em 33,66% e 10,89%.

Além da vantagem agronômica observada na pesquisa científica dos produtos da Mineração Olivina Azul em relação à testemunha e ao tratamento padrão (Sulfato de Magnésio), outro fator fundamental é a vantagem econômica obtida pelos tratamentos com OPTEIN Silicato de Magnésio e OPTEIN Dunito. Em comparação com o tratamento Sulfato de Magnésio na dosagem de 600 g/família, o OPTEIN Silicato de Magnésio na dosagem de 1000 g/família é, em média, 30,5% mais barato. Já o uso de OPTEIN Dunito aplicado na dosagem de 1000 g/família, quando comparado à aplicação de 600 g/família de Sulfato de Magnésio, é 56,5% mais barato.

Conclusivamente, além da maior eficiência dos produtos da Mineração Olivina Azul em aportar Magnésio para o solo, demonstrado pela pesquisa, quando comparado e à fonte padrão, os tratamentos com OPTEIN Dunito e OPTEIN Silicato de Magnésio são mais baratos.

ree


Comentários


bottom of page