top of page
  • Agronotícias

Economia e Sustentabilidade: Sel’s Brasil explica as vantagens da energia solar no campo


Produtores rurais investem cada vez mais em sistemas fotovoltaicos e reduzem custos com energia elétrica

A utilização de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia elétrica se expandiu intensamente nas áreas rurais, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Os investimentos do setor agropecuário em energia solar no país, que somaram R$ 1,26 bilhão entre 2013 e 2019, passaram para R$ 1,67 bilhão apenas em 2020.





Em entrevista à Revista AgroNotícias, o engenheiro e gerente comercial da Sel’s Brasil Energia Solar, Tammy Negrão, ressaltou que a economia gerada pelo sistema de energia solar fotovoltaica pode alcançar até 95% da conta de luz, sendo um atrativo para os empresários do campo.


Ainda segundo Tammy Negrão, há outros atrativos igualmente relevantes que impulsiona o investimento em energia solar fotovoltaica no agronegócio.

“Nos últimos anos, uma série de motivos, como a elevação do preço da energia elétrica, tornou a energia fotovoltaica uma alternativa muito interessante para os produtores rurais”, disse.


Para ele, a disponibilidade de linhas de crédito em bancos públicos, privados e cooperativas, além de novas possibilidades de arranjo junto à rede elétrica, também tornam o investimento cada vez mais atrativo.


“O sistema solar fotovoltaico oferece maior eficiência na irrigação, seja na economia de água ou da própria energia. O produtor gera a própria energia para irrigação, substituindo aos sistemas de bombeamento, e também pode usar a energia solar em cercas elétricas, refrigeração do leite, entre muitas outras finalidades.

A economia de água acontece por meio de um sistema que automatiza o processo de irrigação nas plantações”, explicou.


De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a participação do agro desde 2012 ao fim de julho de 2021 representou

12,5% do total no período. Em potência gerada, isso representa atualmente 13,3%, com 839 megawatts (MW) dos 6.310 MW totais.

Sobre as formas de financiamento, Tammy Negrão explica que as linhas de crédito atendem empresas de todos os portes, além de pessoas físicas que planejam instalar o sistema em casa.


“Aqui na Sel’s Brasil, nós trabalhamos com diversas linhas de crédito para o agro. Nós apresentamos os diferenciais de cada uma ao cliente e nossa equipe de atendimento resolve toda a questão burocrática com o banco. As facilidades com relação ao parcelamento e prazo para quitar o financiamento são muito atrativas. Além disso, o que se economiza com a conta de energia pode ser investido na quitação do valor financiado. É, sem dúvidas, um investimento que se paga sozinho”, disse.




Para você, produtor rural, que ficou interessado em economizar até 95% na conta luz e trazer mais eficiência energética para a produção, traga uma conta de energia até a Sel’s Brasil: Avenida da Moda, 2.660 – ou agende uma visita: (35) 3413 5330 e (35) 9 9930 5699.


Sel’s Brasil Energia Solar: Solução inteligente com economia de até 95% na sua conta de luz.




29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page