top of page
  • Agronotícias

Sel's Brasil explica: isenção de ICMS nos equipamentos da energia solar em Minas

Atualmente, Minas Gerais lidera a produção de energia solar no país, correspondendo a 18% da produção nacional


Minas Gerais ganhou melhores condições para ampliar a liderança no país na geração de energia limpa desde o ano passado quando o Governo do Estado publicou o Decreto nº 48.296/2021 que concede isenção do ICMS nas operações de importação de equipamentos e componentes para a geração de energia solar.



Segundo o engenheiro e gerente comercial da Sel's Brasil Energia Solar, Tammy Negrão, a medida garante aos projetos instalados no estado de Minas Gerais acesso a ótimos fornecedores de componentes e equipamentos, além dos que já existem no estado, o que melhora a competitividade no mercado solar.


"A mudança atendeu os pedidos do setor solar, uma vez que a legislação não contemplava as operações de importação, mas apenas as transações internas e interestaduais. Com a publicação do decreto no ano passado, o estado estendeu o alcance do benefício fiscal da isenção do ICMS também para as operações de importação de equipamentos e componentes para a geração de energia solar e eólica. É uma estratégia econômica e também ambiental. O consumidor ganhar, a indústria e empresas ganham e, claro, o meio ambiente também"explicou Tammy.



Com mais de 2,4 GW de potência instalada em energia solar, sendo 1,7 GW em GD (geração distribuída) e cerca de 730 MW em GC (geração centralizada), o estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional. Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).


"Com a possibilidade dessa isenção, você facilita o acesso a energias renováveis com um custo acessível. Nosso potencial é gigantesco e os equipamentos quase todos são importados”, finalizou.





*Com informações da Agência Minas




15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page