top of page
  • patriciaheypeppers

SinRural de Passos abre espaço para curso de produção de doces artesanais do SENAR




Iniciativa cria oportunidade de fonte de renda alternativa para produtores rurais

O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural) recebeu entre os dias 18 e 22 de março, um curso de produção artesanal de doces caseiros, disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (SENAR MINAS). Realizado na sede do sindicato, o curso capacitou as participantes nos procedimentos básicos essenciais para a produção das iguarias.

Com carga horária de aproximadamente 40 horas, o evento contou com a presença de produtoras rurais associadas, e teve como foco ensinar técnicas artesanais de doces caseiros, utilizando procedimentos adequados de higienização, seleção e processamento das frutas. O resultado foi a produção de diversos tipos de doces, como de mamão, abóbora, abacaxi, limão, cristalizados, compotas de figo, laranja, geleias e outros.

O presidente do SinRural, Elder Maia dos Reis, esteve no fechamento do curso, reafirmou o compromisso do Sindicato em promover o conhecimento e o empreendedorismo no meio rural, visando um futuro mais próspero e diversificado para todos os envolvidos.

“A nossa intenção é sempre fazer mais pelo produtor e produtora rural. Aqui, aprendem a agregar valor aos produtos, e, depois, têm a oportunidade de comercializá-los na ExpassAgro, a nossa Feira do Agronegócio que acontece em junho”, afirmou Elder.


A nutricionista e instrutora do Sistema FAEMG/SENAR, Luana Dias, afirma que toda a renda gerada na venda dos doces, produzidos durante as aulas, fica para o próprio produtor, e ressalta a importância do curso na valorização dos produtos regionais e na geração de renda.

"É valorizar o produto regional nosso, a nossa cultura, valorizar o tacho de cobre, resgatar esses doces que estão se perdendo. É sobre colocar os produtores no mercado de trabalho, e não deixar perder essa cultura artesanal e nem a nossa identidade." Destaca Luana.

Desenvolvimento Econômico

A iniciativa demonstra como a valorização das práticas artesanais não só resgata a cultura local, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais de Passos.

A produtora Janaína Vilela, diz que já participou de outros cursos oferecidos nesta parceria com o SinRural, o que foi essencial para montar a sua própria queijaria e melhorar a renda da família.

"Depois que conheci o curso minha vida mudou dá água para o vinho. O SENAR foi um divisor de águas pra gente. Hoje eu tenho uma queijaria e a gente também produz os nossos próprios doces”, revela Janaína, contando que vende a produção da queijaria na ExpassAgro e está satisfeita com o resultado.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page