top of page
  • Patrícia Schlindwein Sperotto

Secretaria de Saúde reforça importância da Campanha Maio Amarelo

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas externas de mortalidade e um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. Em Minas Gerais, entre 2013 e 2022, quase 37 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de transporte terrestre e mais de 235 mil passaram por internação hospitalar. Apesar da complexidade do fenômeno e da multiplicidade de determinantes, os eventos são passíveis de prevenção. Há sete anos consecutivos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apoia a Campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida!”.

Repasse A SES informa que em 2022 houve repasse de incentivo financeiro para os municípios no valor de quase R$ 49 mil (Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.971, de 19/10/2022) para desenvolvimento de ações para fortalecer a Vigilância das Causas Externas (violências e acidentes de trânsito) em Minas Gerais.

Propõe-se que os municípios desenvolvam programas e projetos de intervenção que reduzam acidentes de trânsito em esfera municipal. Informações



Como forma de divulgar informações, o Portal da Vigilância em Saúde disponibiliza, para consulta pública, o painel temático de acidentes de transporte terrestre (ATT) (http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/paineis-tematicos/), que possui informações epidemiológicas de todos os municípios do estado sobre os óbitos. Sandra de Souza, coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES-MG, explica que quanto maior a gravidade do acidente, maiores os custos associados a ele.


A coordenadora reforça a importância do trânsito seguro. “Lesões no trânsito podem ser evitadas. É necessária a adoção de medidas para abordar a segurança no trânsito de maneira integral. Isso requer envolvimento de vários setores, como transporte, segurança pública, saúde, educação e ações que tratam da segurança viária, veículos e seus usuários".


Entre as intervenções eficazes, ela lista: desenhar uma infraestrutura mais segura e incorporar elementos de segurança viária na planificação do uso de solo e de transportes; melhorar os dispositivos de segurança dos veículos e a atenção às vítimas de acidentes de trânsito; estabelecer e aplicar normas relacionadas aos principais riscos; e aumentar a conscientização pública sobre o tema. Prevenção Relatório sobre lesões de trânsito apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 apontou que a taxa de mortalidade por lesões de trânsito se estabilizou nos últimos anos, mas não o suficiente para compensar uma rápida e crescente motorização em várias partes do mundo.

Além disso, lesões de trânsito constituem a principal causa de morte de crianças e adultos jovens de 5 a 29 anos. Para mais informações acesse nosso hotsite Vida no Trânsito: https://www.saude.mg.gov.br/vidanotransito fonte: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/secretaria-de-saude-reforca-importancia-da-campanha-maio-amarelo

2 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page