top of page
  • Agronotícias

Saúde Itinerante chega para homens e mulheres de Passos


O Programa Saúde Itinerante do Sistema FAEMG estará em Passos nos dias 3 e 4 de junho. Seu objetivo é criar oportunidades de educação e informação para a promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural. A promoção do Sistema FAEMG tem a parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural).


O caminhão com equipamentos médicos e profissionais especializados estará no município fazendo exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, para mulheres, e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista, para os homens.


O público alvo do programa são produtoras e trabalhadores rurais com idades entre 18 e 70 anos. Serão ofertados 80 exames Papanicolau e 80 mamografias por dia para as mulheres. As mamografias se iniciam para a faixa etária de 35 anos. Antes dessa idade, apenas com solicitação médica. Para os homens, 80 exames de PSA (coleta de sangue) e 80 consultas com o urologista, por dia.


Como Funciona

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. No dia da ação, as consultas serão agendadas em um intervalo suficiente para não haver aglomeração no local. O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro. Na sexta-feira, dia 3, o atendimento das mulheres será no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, das 8h às 17h. No sábado, dia 4, o atendimento dos homens será no PSF Aclimação, na rua João Teixeira Mendes, 940, no bairro Jardim Canadá.

Enquanto aguardam o atendimento, as pessoas aptas para os exames poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Após os exames e as consultas, serão emitidos laudos que serão encaminhados para a secretaria de saúde do município, que fará os encaminhamentos necessários conforme os resultados.



Parceiros

A Secretaria de Saúde é um dos parceiros desse evento, tanto que nos locais de atendimento, para homens e mulheres, também serão ofertados vacinas, clínico geral e avaliação com o dentista.


Para o presidente do SinRural, Darlan Esper Kallas, o programa está ligado diretamente a mulher e o homem do campo a um assunto importante, que é a saúde de todos. “Acredito que é um programa muito proveitoso. Em Passos, com certeza, vamos alcançar índices bastante bons de atendimento aos nossos produtores, nossos colaboradores, ao homem e à mulher da roça”.


'CAMINHÃO DA SAÚDE' ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS 02/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page