top of page
  • Patrícia Schlindwein Sperotto

PM de Passos realiza Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural e urbana

A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Zoonoses alerta a população para a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos a partir de 3 meses de idade, tanto da zona rural quanto da zona urbana.



A campanha nacional acontece todos os anos, sendo que neste ano teve início em 01º de agosto e tem encerramento no final de setembro. Em Passos, teve início no dia 01 de agosto e segue até o dia 22 de setembro. A meta é vacinar 19.429 animais.


A raiva animal é uma doença infecciosa séria, que acomete mamíferos, tanto silvestres e domésticos, inclusive os pets que a população tanto ama e quer cuidar bem. A doença pode ser transmitida aos humanos por mordidas, lambidas e arranhões de animais infectados. Como a chance de óbito é de quase 100%, uma das medidas mais importantes no combate ao vírus é a vacinação. Além de dar imunidade aos animais, também ajuda a evitar a transmissão para seres humanos.


O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.


A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, por isso, a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que proporciona total proteção contra essa doença potencialmente fatal.


Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.

Não deixe seu melhor amigo de quatro patas sem ser vacinado, é gratuito e salva vidas animais e humanas. fonte: https://www.passos.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/2928/pmp-realiza-campanha-de-vacinacao-antirrabica-na-zona-rural-e-urbana/

1 visualização0 comentário

Комментарии


bottom of page