top of page
  • Foto do escritorJornalista Adriana Dias

Parcerias de sucesso trazem força ao setor rural

Uma parceria é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns. E, foi exatamente neste sentido que a Prefeitura de Passos e o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos firmaram há muitos anos uma parceria, que tem sido duradoura e melhorada a cada gestão.


O Sinrural entra no 84º ano de existência com a honra de ter fechado diversas outras parcerias de igual importância, tais como com o Sistema Faemg/Senar/Inaes; com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e com o SPA Plano de Saúde do Produtor Rural.


Além de inúmeras outras parcerias que são feitas por meio de um convênio com a prefeitura, com as polícias Militar, Ambiental, Rodoviária e Civil. Estas parcerias são de extrema necessidade quando analisada a situação em que o município de Passos é colocado em relação ao que tem de área urbana em relação à zona rural.


De acordo com um levantamento recente feito pela Secretaria Municipal de Planejamento para a realização do Plano Diretor, o município tem uma área de 1.346 km2 de área total. Desta área, 1.319,2 km2 é de zona rural que representa 98,01% de todo o município.


A área urbanizada de Passos é de apenas 26,8 km2 que representa 1,99%. A zona de expansão em 2006 era de 53,4 km2 e, a zona de expansão em 2022 a partir da aprovação do Plano Diretor é de 282 km2, ou seja, um significativo aumento possível da área de expansão de 439,33%.


O prefeito Diego Oliveira salientou a importância em a administração municipal dar total atenção para o setor agrícola. “Estes números mostram o quanto é importante a parceria do Sindicato e da Prefeitura. Nossa cidade é quase que 100% rural, porque 1,99% é muito pouco se formos pensar o tamanho do município em relação a todo o espaço de zona rural.

Só de estradas rurais o município tem 2,5 km. Por isso, nós não medimos esforços para que as estradas, tanto as principais quanto as vicinais sejam bem cuidadas, que as máquinas estejam sempre passando para facilitar o transporte de produtos tanto para as fazendas quando das fazendas para a cidade. Estradas boas para os estudantes. O alimento e o PIB da nossa cidade vem da força do homem do campo. Recentemente adquirimos uma caminhonete com capacidade para o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento”, afirmou.


Conforme informou o presidente do Sinrural, Darlan Esper Kallas, esta parceria com a prefeitura foi feita já há alguns anos e vem sempre sendo lapidada e melhorada. “Na administração passada tivemos um bom trânsito e nesta gestão, com Diego Oliveira, o trânsito ainda é melhor, porque temos acesso a várias atividades”, salientou.



Presidente do Sinrural Darlan Esper Kallas, Prefeito Diego Oliveira e Secretário de Meio Ambiente Sebastião Domingos, Nenem da Manoela
Presidente do Sinrural Darlan Esper Kallas, Prefeito Diego Oliveira e Secretário de Meio Ambiente Sebastião Domingos, Nenem da Manoela


Kallas lembrou das parcerias com as escolas municipais, com a Secretaria Municipal de Saúde, além das que têm relacionamento direto.


“O que nós podemos confirmar é que o Sinrural está aberto a todas as participações, a todos os eventos, às críticas, as sugestões aos encaminhamentos e também à promoção social. Estamos serenos, tranquilos e muito receptivos com essa gestão do prefeito Diego Oliveira, onde se pensa, se pratica, junto à Câmara. Participamos da discussão da abertura de um ciclo de debates para implementação da Guarda Municipal, temos sido ouvido a todo instante e temos sido parceiros nessas ações. Queira Deus que a gente continue assim e cada vez mais seja aprimorada essa parceria para o bem comum, nenhum de nós tem outro interesse a não ser o bem comum, sempre, é como eu digo, em frente sempre adiante que Deus proverá”, salientou o presidente.


Nessa parceria PMP e Sinrural está também a autarquia Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) com um projeto grandioso, um dos quatros projetos iniciais, do Estado de Minas Gerais, o Produtor de Água - em que o produtor rural recebe por ceder seu espaço, construindo barragens, barraginhas, cercamento, na proteção do manancial Ribeirão Bocaina.


“Foi uma iniciativa de bem comum, prefeitura, Saae e Sinrural há quatro anos e que hoje está dando frutos maravilhosos. O diretor do Saae, o Esmeraldo Pereira Santos tem feito um bom trabalho e nós temos sido recíprocos”, contou Darlan Kallas.


Até mesmo a realização recente da 4ª Feira de Móveis Rústicos de Passos, de 30 de junho a 3 de julho, aconteceu com a parceria entre a Prefeitura, o Sinrural e a Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov), com a cessão sem ônus para que os mais de 40 expositores pudessem mostrar e vender seus produtos. Também houve a parceria destes entes com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que trouxe para a Expomóveis Rústicos uma rodada de negócios e o 1º Festival Gastronômico.




Para o vice-presidente do Sinrural e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Sebastião Domingos, o Nenem da Manoela, que também é produtor rural, o sindicato é considerado um dos mais importantes de Minas Gerais e do país. E, a parceria da administração municipal e de todas as outras instituições faz do sindicato ainda mais forte.


“No ano passado antes das eleições para a diretoria da Faemg nós visitamos diversos sindicatos, tais como em Uberaba, Uberlândia e, posteriormente, membros da Faemg nos confessaram a constatação de que O Sinrural é o maior sindicato rural de Minas Gerais, em número de associados e importância. Claro que para nós é um orgulho. Temos um sindicato atuante, com prestação de diversos serviços aos associados e suas famílias”, informou Nenem da Manoela.










Dentre os serviços, o vice- -presidente lembra que a maioria é por meio de convênio firmado entra a Prefeitura de Passos, o Sinrural e as instituições. “Com relação aos serviços, eles vão desde o auxílio para tirar uma nota de venda ou compra até fazer uma declaração de imposto de renda. Temos dentro do Sinrural um Posto de Atendimento do Sicoob. Temos dentro uma sala do IMA, da Emater, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O sindicato tem até mesmo uma cooperativa de leite em parceria, que é a Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste Minas (Aproleite), que recebe mais de 200 mil litros de leite por dia. É uma cooperativa ligada ao Sinrural porque foi fundada lá dentro. Chegou a funcionar fora, mas voltou e faz parte do sindicato”, contou o vice-presidente. Ainda conforme informou Nenem da Manoela, no passado a região vivia o êxodo rural, com as pessoas saindo da zona rural buscando morar nas cidades.


“Atualmente, temos vivenciado o movimento contrário, com famílias indo morar na roça. Nos últimos anos o sindicato confeccionou mais de 200 cartões do produtor rural, é mais de 200 produtores rurais que vão inserir no campo. Isso aí para Passos, para nós do Sinrural e para nós que estamos na administração da pasta que cuida do campo, algo de extrema importância, uma vez que o agronegócio se destaca muito no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, com a representação de mais de 40%. Vimos que durante os quase dois anos de pandemia o produtor rural não parou sua produção, seu trabalho, se parasse, os brasileiros passariam fome. Aliás, até mesmo outros países que dependem da produção nacional”, constatou o vice-presidente.


O vice-prefeito, Arlindo Nascimento lembrou a importância da parceria da prefeitura com as polícias para dar atendimento de segurança também na zona rural. “Sobre segurança especificamente, podemos citar a instalação das câmeras nas saídas da cidade visando à segurança no campo. “O projeto das câmeras é uma parceria da prefeitura com as polícias Militar e Civil e com o Sinrural, sendo que tudo tem que acontecer de mãos dadas, especialmente quando se pensa no bem comum”, finalizou o vice-prefeito.

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page