top of page
  • Agronotícias

O quanto a alta dos custos impacta na pecuária de corte

Por Artur Toledo


Nós que trabalhamos com gado, sempre ficamos atentos ao valor da arroba do boi gordo e de forma direta, este acaba sendo o grande balizador nas tomadas de decisões do pecuarista. Quando o preço sobe é sinal de que o negócio está bom e a turma se anima na atividade. Mas seria esta a única premissa a se levar em consideração?


De fato, a partir de novembro de 2019, vimos o valor da arroba subir sem freio, trazendo muita alegria para a turma do boi. No entanto, olhar somente para o valor de venda do gado é ver apenas um lado da conta, e existem outros fatores que têm me preocupado bastante, principalmente a partir do meio de 2020.


Você certamente percebeu que o óleo diesel praticamente dobrou de preço. Viu também que o rolo de arame de 1.000 metros triplicou. Milho, soja, suplemento mineral, ração pronta, adubo, herbicida, prego, grampo, parafuso, tudo isso subiu e muito o preço.


Ou seja, o custo de produção, demorou um pouco, mas acompanhou a alta do boi. Logo, precisamos enxergar o todo da operação pecuária. E isso é um tema difícil de lidar, pois a grande maioria dos produtores ainda não têm nenhum tipo de controle financeiro ou sistema de gestão que faça a conta dos custos para poder assim então, saber o resultado real do próprio negócio e ver se no fim das contas sobrou margem.


Não importa se você vendeu a R$400,00, se o custo para produzir uma arroba foi R$398,00, você não ganhou dinheiro. Mas, então o que podemos fazer para dessa situação?


Comece pela lição de casa, que muitos ainda não fazem:

1) anotar todos os gastos e usar essas informações para definir as próximas estratégias de gastos e investimentos.

2) pesquisar muito antes de comprar,

3) comprar com antecedência,

4) não ter vergonha de pedir desconto e barganhar,

5) buscar novos fornecedores,

6) compras coletivas e

7) cortar desperdícios na fazenda.


Para resumir em duas palavras, isso é sobre eficiência produtiva! Lembrando que ser mais eficiente não significa apenas cortar custos e parar os investimentos, mas sim alocar os recursos de forma mais inteligente, aumentando a produtividade e a rentabilidade.

Jamais permita que a qualidade da sua operação seja comprometida por economia barata, como usar produtos da má qualidade que não entregam resultado. Então meu amigo pecuarista, continue de olho no preço de venda da arroba, claro que esse é um índice essencial para nos orientar no mercado. Mas jamais se esqueça de trabalhar firme em cima dos custos de produção, afinal é ele que tem levado embora quase todo o seu lucro no último ano.

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page