top of page
  • patriciaheypeppers

Minas é o primeiro estado do Brasil a superar marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica

A liderança mineira em relação à energia solar fotovoltaica pode ser explicada pela contabilização tanto por geração centralizada (que inclui grandes usinas) quanto por geração distribuída (pequenos módulos descentralizados).

 

Atualmente, todos os 853 municípios de Minas Gerais possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar.


A cobertura de 100% dos municípios com esse tipo de energia ajuda a explicar a liderança nacional do estado no setor.


Além da força em energia solar, o governo tem desenvolvido boas práticas de sustentabilidade, como é o caso "Race to Zero”, compromisso global pactuado por Minas Gerais a fim de zerar emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050.


Também há diretrizes que norteiam a “Rota de Descarbonização”, programa lançado pelo Governo de Minas Gerais para atrair empreendimentos verdes sob a premissa da geração de emprego, renda e oportunidades no escopo da sustentabilidade ambiental. De fundamental importância no contexto da energia solar fotovoltaica, o Projeto Sol de Minas tem alavancado o protagonismo do Estado diante da cadeia produtiva do setor desde a sua implementação, em 2019.


Por meio de diversas frentes de atuação, o projeto estadual já capacitou mais de 70 prefeituras municipais para fomentar e atrair empreendimentos do setor solar. fonte: https:// www.agenciaminas.mg.gov.br/

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page