top of page
  • Agronotícias

Medalhas e reconhecimento para a excelência dos queijos de Passos

Programa ATeG Agroindústria impulsiona sucesso dos produtores mineiros, que conquistam ouro, prata e bronze na disputa do 3º Mundial do Queijo do Brasil


A região de Passos, no sudoeste de Minas Gerais, se consolidou como um polo de excelência na produção de queijos, conquistando um total de 57 medalhas no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo. O evento reuniu o melhor da produção queijeira nacional e internacional, com 1.900 produtos inscritos de 14 países e premiou os melhores queijos em diversas categorias, com base no aroma, sabor, consistência e aparência.

O sucesso dos produtores mineiros foi impulsionado pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria do Sistema Faemg Senar, que oferece suporte técnico e gerencial aos produtores, desde a adequação das instalações até a criação de marcas e a participação em concursos.

A queijeira Rafaela Faria, da Fazenda Faria, em Delfim Moreira (MG), conquistou medalhas super ouro e prata no mundial. O feito, inédito para a queijaria, foi alcançado com o apoio técnico e financeiro do ATeG, que orientou a produção e forneceu os recursos necessários para atender aos requisitos do concurso. "Eles nos incentivaram a participar do concurso e nos deram todo o suporte necessário para produzirmos queijos de alta qualidade", disse ela.

A queijeira também destacou a importância da participação dos produtores no processo, ressaltando o valor agregado para a marca e a melhoria na qualidade dos produtos lácteos. “A conquista no Mundial de Queijo é um reconhecimento da qualidade dos queijos produzidos na Fazenda Faria e um incentivo para que a queijaria continue investindo na melhoria de seus produtos. "Estamos muito felizes com essa conquista e vamos continuar trabalhando para produzir queijos cada vez melhores", finalizou Rafaela.




Queijo artesanal de Formiga levou ouro e bronze

Lilita Vasconcelos, da Fazenda Santa Lúcia, recebeu o ouro com seu queijo chancliche e o bronze com o queijo melba. Para a produtora, que se dedica à produção de queijos há mais de 20 anos, a premiação é a realização de um sonho e a confirmação da qualidade de seus produtos. "Encontrei nos queijos meu propósito de vida", declara Lilita, que agradeceu o apoio do marido e do filho.

Fernanda Rolindo, da Laticínios ‘O Melhor de Minas’, conquistou o título de "Melhor Queijo Minas Artesanal" com seu queijo minas fresco. A produtora, que já havia recebido premiações em concursos nacionais, destaca a importância do Programa ATeG Agroindústria no processo de aprimoramento da produção. "O trabalho foi árduo, mas com o auxílio do Programa, tivemos a oportunidade de melhorar nossa produção", conta Fernanda.

Edmilson Rolindo também foi premiado no concurso, com a medalha de bronze na categoria "Queijo Minas Curado". O produtor ressalta a importância do acompanhamento técnico recebido durante todo o processo, desde a habilitação sanitária até a criação da planta da queijaria. "Um dos diferenciais foi que trabalhamos na habilitação sanitária para participação no concurso", explica Edmilson.







O evento contou com 300 jurados que avaliaram aroma, sabor, consistência e aparência. No foram distribuídas 598 medalhas, divididas em categorias conforme a pontuação:

Super Ouro (99-100 pontos):

Vivaldo da Silva com o queijo Fazenda Jacob

Rildo de Oliveira, com o queijo Irmãos Faria

Johne Santos Castro, Queijo do Johne

Ouro (91-98 pontos):

Igor Felipe Matos, com Queijo da Mata

Larissa Garcia, com Barão da Canastra

Cláudio Roberto Santos, com Queijaria Vale Encantado

Francielle Leite, com o queijo Pedacinho da Serra

Johne Santos Castro, Queijo do Johne

Aécio de Oliveira, Queijo Canastra Estrela

Prata (81-90 pontos):

Marcos Lana, com Queijo Ponte Velhano

Gustavo Cesar de Castro, com Queijo Vó Nelita

Rildo de Oliveira, com queijo Irmãos Faria

Nilseia Vivela, do Quintal do Glória

Jadir Pereira, do Queijo J&C

Vagner de Oliveira Faz o Bem

Bronze (70-80 pontos):

Edmilson Rolindo, com Provolone Desidratado

Marcos Lana, com Ponte Velhano

João Faria, com Queijo Quatro Irmãos

Larissa Garcia, com Barão da Canastra

Aécio de Oliveira, do Queijo Estrela

Filipe Torres, do Queijo da Santa


Fotos: (Créditos: Sistema Faemg Senar)




9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page